PF cumpre mandados de busca e apreensão na prefeitura de Ilhéus e em casa de servidores

A prefeitura de Ilhéus, no sul da Bahia, foi alvo de uma operação da Polícia Federal nesta sexta-feira (7).

A segunda fase da Operação Nefanda, deflagrada em 2021, combate o desvio de recursos públicos federais utilizados no enfrentamento da pandemia de covid-19 em 2020.

Segundo a PF, 31 policiais estão cumprindo sete mandados de busca e apreensão na prefeitura de Ilhéus e em estabelecimentos comerciais de servidores públicos. As investigações apontaram que a prefeitura teria contratado, com dispensa de licitação, uma empresa sem capacidade técnica e operacional para gerir o abrigo de campanha criado para acolher de pacientes infectados com covid-19. Mais de R$1,2 milhão foi pago à empresa.

A Controladoria Geral da União (CGU) analisou o contrato com a empresa e constatou que houve um superfaturamento de mais de 82% dos valores pagos. Posteriormente, as investigações apontaram para a participação de servidores públicos municipais no desvio dos recursos públicos do contrato.

Os investigados responderão, segundo a PF, pelos crimes de fraude à licitação, estelionato, corrupção passiva, falsidade ideológica e associação criminosa.