PF deflagra operação por desvio de recursos públicos da saúde de Vitória da Conquista

Operação Dropout desarticula organização criminosa que teria desviado recursos públicos empregados pela Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista.

A Polícia Federal deflagrou hoje (25) a Operação Dropout, cujo objetivo é a desarticulação de uma organização criminosa que teria desviado recursos públicos empregados pela Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista, no combate e prevenção aos efeitos da pandemia do Covid-19. A ação é um trabalho conjunto com a Controladoria Geral da União.

Estão sendo cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e 9 mandados de medidas cautelares diversas da prisão, nas cidades de Vitória da Conquista/BA, Salvador/BA, Belo Horizonte/MG e Nova Lima/MG.

Os fatos teriam ocorrido no exercício de 2020, durante a pandemia, em dispensas voltadas para a aquisição de testes de detecção de antígenos do SARS-CoV-2 pelos métodos de fluorescência e imunocromatografia. A denúncia foi apresentada em 2022 pela própria Procuradoria do Município de Vitória da Conquista/BA, quando tomou conhecimento da possível fraude. A Procuradoria fez uma apuração interna e confirmou que os indícios que lhe foram apresentados eram consistentes, encaminhando, assim, a denúncia à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal.

As investigações apontaram que os processos licitatórios com indícios de fraude totalizavam R$ 2.030.000,00 (dois milhões e trinta mil reais), com comprovação de superfaturamento de preços e prejuízo ao Erário de, no mínimo, R$ 677.900,00 nos dois procedimentos.

As análises revelaram, ainda, que foram usados artifícios para que a empresa vencedora, com sede na capital baiana, tivesse êxito nos dois certames, mesmo com propostas superfaturadas.

ENTRAR NO GRUPO DO WHATSAPP DO SITE SÃO GONÇALO NEWS