Secretaria de Educação de São Gonçalo, realiza Jornada Pedagógica 2024 com o tema: “Garantia do Direito à Educação Básica e Acesso, Permanência e Conclusão”

Com o tema “Garantia do Direito à Educação Básica: Acesso, Permanência e Conclusão”, a Prefeitura de São Gonçalo dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou a Jornada Pedagógica 2024, na manhã desta terça-feira (20), tendo como público-alvo professores, gestores e demais profissionais da rede municipal de ensino. O evento segue nas escolas, durante os dias 21 e 22 de fevereiro.

Ampliar e aprofundar a discussão acerca da importância da educação básica para todos os docentes da Rede Municipal de Ensino de São Gonçalo dos Campos é o principal objetivo da Jornada Pedagógica 2024. Por meio de uma abordagem inovadora, o evento promoveu um espaço de diálogo e reflexão sobre o ano letivo, trazendo renomados palestrantes, que compartilharam suas perspectivas e experiências.

A palestra de abertura e roda de bate-papo contou com os seguintes participantes: Romilda dos Santos, Doutora em História; Camila Bahia, Doutora em Educação Marlene Souz, representante do Fórum EJA BA; Edésio Nascimento, membro do FEEBA, e o graduando em história, Felipe Quilombo.

“Estamos muito felizes com a realização dessa jornada. É um momento excelente, de muito aprendizado, acolhimento, troca de experiências e muito crescimento profissional para os nossos servidores que atuam na educação”, ressalta a Secretária Municipal de Educação, Ana Claúdia.

Ainda de acordo com a Secretaria de Educação, o evento é um espaço de aprendizagem colaborativa, no qual cada participante teve a oportunidade de contribuir com suas experiências e visões, além de abordar o papel fundamental do protagonismo estudantil no contexto escolar de São Gonçalo dos Campos.

A Presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Maria José Sepúlveda, foi uma das convidadas para compor a mesa solene da Jornada. “Este evento é muito relevante, pois traz conhecimentos sobre didáticas, novas práticas, projetos educacionais, nos ensina como devemos aplicá-los. É muito bom. Quem é professor não pode perder”, relatou.

Para Marta Juliana Cerqueira, professora da rede municipal e atual supervisora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, a Jornada Pedagógica é relevante tanto para corpo docente como para os demais colaboradores das unidades escolares. “Trata-se de um trabalho contínuo para melhorarmos a aprendizagem de nossas crianças”, afirmou.