Polícia Federal encontra dinheiro vivo em busca contra assessor do gabinete do presidente da Câmara Federal Arthur Lira

Em busca contra o assessor do gabinete do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), nesta quinta-feira (1), a Polícia Federal encontrou pacotes de dinheiro vivo, de acordo com informações do site da revista Veja.

A operação é contra investigados por envolvimento em um esquema milionário de desvios de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As verbas foram repassadas a prefeituras de Alagoas, curral eleitoral de Arthur Lira.

De acordo com a apuração da Veja, os investigadores relatam “veementes indícios de ligação de Lira com um dos investigados”. No entanto, o chefe da Câmara ainda não é alvo de apurações. O caso pode ser levado para o Supremo Tribunal Federal (STF), uma vez que o parlamentar tem foro privilegiado.

O caso foi revelado em abril do ano passado pelo jornal Folha de S. Paulo. A reportagem apontou que kits de robótica haviam sido contratados em municípios de Alagoas com recursos, em boa parte, das emendas de relator do orçamento. Na época, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lira era quem controlava a distribuição de parte desse tipo de verba.

 

Metro 1