Cachoeira: Atendimentos de hospital estão suspensos por falta de médicos

O Hospital São João de Deus, localizado em Cachoeira e administrado pela Santa Casa da Misericórdia, está com os atendimentos de urgência e emergência suspensos. De acordo com o gestor  do hospital e provedor da Santa Casa, Luiz Antônio Costa Araújo, o motivo da suspensão seria a falta de plantonistas.

Segundo Luiz, desde dezembro do ano passado, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), houve irregularidades nos repasses para os atendimentos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e isso acarretou no atraso no salário de funcionários, incluindo os médicos plantonistas.

O gestor informou que os repasses se normalizaram em maio. Com isso fez um acordo e parcelou a dívida com os plantonistas e antecipou o salário do mês. Só que para a sua surpresa, os médicos não voltaram aos postos de trabalho e ainda, segundo Luiz, estão fazendo com que ninguém ocupe as vagas no hospital. A unidade atende cerca de 140 pessoas por dia e os pacientes estão se deslocando até o Hospital de São Felix, cidade vizinha.

“Um médico chegou a entrar no plantão e exigiu que só iria atender com 60% do valor antecipado, dentro da enfermagem, com paciente para ser atendido e se ausentou do plantão. Entrei no Tribunal de Justiça com um mandato de segurança contra ele por abandono do plantão”, relatou Luiz.

 

Fonte V.N

Comentários
Loading...